Cursos‎ > ‎2011‎ > ‎

Crítica de cinema

Ementa

O objetivo dessa disciplina é desenvolver o pensamento crítico sobre cinema e outras práticas culturais. Compreende debates, leituras de textos e prática de escrita. Ao final do curso, pretende-se ter colaborado para a construção de um olhar crítico sobre o cinema, que reflita profundidade e complexidade interpretativa, evitando os estereótipos, preconceitos e pré-determinações estéticas e estilísticas. Como consequência, o aluno poderá desenvolver de modo mais aprofundado o exercício da crítica em espaços profissionais institucionalizados ou em debates públicos sobre cinema, estética e valor.


Avaliação

A avaliação será composta pela média de três notas.

Instruções para a Análise crítica das críticas (NOTA 1)

- apresentação oral, em grupo (mínimo de 3 e máximo de 5 integrantes)

- apresentar para a turma a crítica escolhida, isolar argumentos e discutir a forma

- apresentar posição do grupo (julgamento sobre a crítica escolhida)

- realizar a apresentação em no máximo 20 minutos.

Instruções para as críticas positivas e negativas (NOTA 2)

essa atividade compreende uma etapa escrita (enviada por email) e um debate em sala.

- redigir as duas críticas (no máximo duas laudas cada uma) e enviar, em arquivos separados por email em PDF.

- nomear cada arquivo da seguinte maneira: CRPOS-NOME-SOBRENOME (para a crítica positiva) e CRNEG-NOME-SOBRENOME (para a crítica negativa).

- imprimir as críticas e levar para a sala no dia da aula, para debate-embate.

Instruções para o trabalho final (NOTA 3):

- em dupla ou trio

- escolher uma crítica publicada e escrever uma análise crítica da mesma. Anexar a crítica original no mesmo documento.

- utilizar textos do curso e outros que o ajudem a elaborar a interpretação

- enviar por e-mail  em PDF, com o título: CRITICA-NOME-SOBRENOME [isso é MUITO importante!!!]

- mínimo de 10 mil caracteres com espaços, máximo de 30 mil caracteres com espaços.


Para cada texto lido (marcado no calendário com *), o aluno tem a opção de entregar em papel, no dia da aula, uma resenha/resumo. Cada resenha/resumo entregue que demonstre que o aluno leu o texto, garante acréscimo de 1 ponto na NOTA 3.

A avaliação tem um caráter objetivo (cumprimento satisfatório das atividades no prazo estipulado) e subjetivo (percepção do professor sobre interesse do aluno e julgamento de mérito sobre a produção das aulas). O subjetivo pode alterar a nota para mais ou para menos, ad libitum.


Calendário:

10.ago - Apresentação

17.ago - Discussão de texto: A indústria cultural* de Adorno e Horkheimer.

24.ago - Atividade: análise crítica de críticas (argumentos apocalípticos e estrutura formal das críticas)

31.ago - Discussão do texto: A Cultura de massa no século XX* de Edgar Morin. pp.13-21 (Um terceiro problema) e 89-97 (Simpatia e Happy end).

Leitura adicional, opcional: capítulos 3."O grande público"4."A arte e a média"13."A felicidade" e 14."O amor"

7.set - FERIADO

14.set - Discussão de texto: A Distinção*, pp.240-297 (estilo de vida e "O senso de distinção")

21.set - SOCINE (não haverá aula)

28.set - Atividade: análise crítica de críticas (GRUPOS, oral) (NOTA 1)

5.out - FILME: Simonal: ninguém sabe o duro que dei

12.out - FERIADO

19.out - Entregar crítica positiva e crítica negativa (embate) (NOTA 2)

26.out - Discussão do texto: A ficção televisiva no mundo*, de Ien Ang (Revista Matrizes, v.4 n.1, USP, 2010)

2.nov - FERIADO

9.nov -  Filme: O crítico. Debate

16.nov - Critérios e argumentos: ler o texto Critérios de qualidade na música brasileira, de Felipe Trotta, 

disponível no e-book Dez anos a mil

23.nov - Discussão sobre texto Os Estudos Culturais e os deslocamentos do domínio estético*, de João Freire Filho (Revista ECO-PÓS, v.12 n.3, UFRJ, 2009)

30.nov - Avaliação geral e recapitulação de conceitos e ideias + orientação dos trabalhos finais (opcional)

7.dez - Entrega do trabalho final (NOTA 3)