Cursos‎ > ‎2013‎ > ‎Música e sexualidade‎ > ‎

Trabalho final

O trabalho final da disciplina deve ser realizado em dupla ou em trio
Em casos muito excepcionais e com uma justificativa convincente e razoável, poderá ser aceito um número limitado de trabalhos individuais.

A estrutura recomendada para o trabalho final é:
- Capa: título, subtítulo, nome dos alunos
- Sumário (contedo todos os tópicos e a numeração das páginas)
- corpo do texto
- Bibliografia

O trabalho deverá ser apresentado em doc, odt ou rtf e enviado por email (trotta.felipe@gmail.com) até às 23:59h da data estipulada (15 de agosto).
O trabalho deverá ter um mínimo de 2500 palavras, podendo exceder esse tamanho, caso necessário. Utilizar preferencialmente Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e justificado.

O tema é livre, mas é necessário ater-se ao universo de questões tratadas durante o curso. 
A aplicação de notas é subjetiva e segue critérios de qualidade baseados em: 
1) pertinência do tema e da abordagem; 
2) correção formal, gramatical e ortográfica; 
3) uso sistemático e coerente da bibliografia trabalhada durante o curso e dos debates realizados em sala de aula; 
4) esforço na obtenção de dados de fontes confiáveis e relevantes (artigos, entrevistas, teses, dissertações, etc.); 
5) criatividade.

As referências a obras de outros autores devem usar o sistema conhecido como AUTOR-DATA. Isto é, coloca-se o último sobrenome do autor seguindo de vírgula, o ano da publicação e o número das páginas de onde a informação/citação foi retirada. 
Exemplo: (Blacking, 1995, p. 335).
As citações devem seguir o padrão acadêmico: citações diretas menores do que três linhas devem vir entre aspas e com a referência. Citações maiores do que três linhas devem ser blocadas em separado, com corpo de fonte menor (11), espaço simples e margem esquerda recuada (nesse caso não é necessário o uso de aspas). Citações indiretas (quando se usa a ideia de um autor, mas a reescreve com suas próprias palavras) devem ter apenas a referência.
A melhor forma de dirimir dúvidas sobre a formatação das referências é copiar a forma de algum artigo acadêmico, prestando atenção ao uso de aspas, de citações, textos blocados e formato das referências.
A bibliografia no final do texto deve seguir o mesmo formato autor-data, com as referências completas. 
Exemplo: Herschmann, Micael, Lapa, cidade da música. Rio de Janeiro: MauadX, 2007.

Observação importante: QUALQUER texto utilizado para a elaboração do trabalho deve ser referenciado explicitamente. A utilização de citação sem a devida referência caracteriza PLÁGIO. O plágio é crime e será penalizado com nota ZERO, reprovação automática e encaminhamento do caso para a coordenação. 


Comments