Cursos‎ > ‎2013‎ > ‎

Música nos games

Profs. Felipe Trotta e Emmanoel Ferreira
Quarta-feira, das 14h às 18h


EMENTA
História da música nos jogos eletrônicos. Sons musicais e efeitos sonoros: imersão afetiva e jogabilidade. Elementos musicais nos jogos eletrônicos: ritmo, melodia, harmonia e timbre. Música nos jogos e jogos musicais. Música e jogos eletrônicos como atividades culturais coletivas. Análise da música nos games.


OBJETIVO
Elaborar reflexões conjuntas sobre os usos da música e do som nos games e apresentar possibilidades de análise sobre tais utilizações.


AVALIAÇÃO
Apresentação de seminário com análise de videogame escolhido, realizada em grupo. A presença nas apresentações dos seminários de outros grupos é um dos critérios para atribuição de nota final individualizada.


CRONOGRAMA
08MAI - Apresentação
16MAI - Aula cancelada
22MAI - Histórico de música nos games
29MAI - Introdução a conceitos musicais aplicados às músicas de games e audiovisuais em geral: ritmo, andamento, textura, motivo, frase, tonalidade...
                Leitura recomendada: O som e o sentido, de José Miguel Wisnik.
05JUN - Teoria de música no audiovisual de Philip Tagg: memórias, afetos, lugares, ambientações, simbologias, convenções
                Leitura recomendada: Towards a sign typology of music, e Analysing popular music, de Philip Tagg
                Recomenda-se ainda uma visita ao site do autor, sobretudo na seção "videos": www.tagg.org 
12JUN - Funções da música e do som em filmes e games (Karen Collins)
                Leitura recomendada: "Gameplay, genres and the functions of game audio" In: Game sound, de Karen Collins, capítulo 7 (pp. 123-138)
                Leitura complementar: "Som, imersão e jogos eletrônicos: um estudo empírico", de Emmanoel Ferreira e Thaiane Oliveira. Salvador: SBGames, 2011.
19JUN - Tipologia de games x tipologia de músicas
                Leitura recomendada: "Indie games: por uma investigação das potências de afecção dos jogos eletrônicos". Tese de doutorado, ECO/UFRJ, 2013. Capítulo 1.4: "Questões             de gênero" pp. 43-71. 
26JUN - Não haverá aula (CONGRESSO)
03JUL - Não haverá aula (CONGRESSO)
10JUL - Games musicais
                Leitura recomendada: Porque você não pega uma guitarra de verdade?, de Kiri Miller.
17JUL - Experimentações e reflexões
24JUL - Experimentações e reflexões
31JUL - Análise em profundidade de jogo
07AGO - Seminários
14AGO - Seminários