EMENTA Leituras sugeridas:O curso tem como objetivo analisar os usos do repertório da chamada música clássica nas mídias contemporâneas. Serão apresentados e discutidos estilos, autores e obras do repertório clássico-romântico europeu: desde os mitos Bach-Mozart-Beethoven até os “modernos” Debussy, Schoenberg, Villa-Lobos e John Williams. Muito utilizada no cinema, na televisão, na publicidade e nos games, o repertório clássico assume várias formas e agrega diversos sentidos aos produtos audiovisuais, conferindo legitimidade, valor e clichês reconhecidos internacionalmente. Além disso, existe um importante mercado cultural relacionado à circulação de música clássica com intenso uso das mídias, um consumo segmentado e que circula em torno das ideias de prestígio e distinção. Nesse contexto, a música clássica está relacionada ao financiamento público de teatros, orquestras e programas, tornando-se um caso de extrema complexidade para debates sobre mídia, cultura e mercado. Obs: Os alunos que desejarem se inscrever não necessitam ter formação em música nem conhecimento prévio dos estilos e compositores clássicos, apenas interesse em um mercado que, paradoxalmente, tem muito prestígio estético e baixa reflexão sob o viés de produto midiático. DINÂMICA DAS AULAS Aulas expositivas (sobre história da música clássica), leitura e interpretação de textos, debates sobre usos da música clássica na mídia e seu valor estético e comercial, audição comentada de exemplos musicais. AVALIAÇÃO (*modificada em 27.MAI em função da greve dos professores) Trabalho escrito sobre algum caso que trate da relação entre mídia e música clássica. - O trabalho escrito deve ter de 8 a 12 páginas, fonte Times New Roman, espaçamento 1,5. Deverá ser enviado por email em formato doc, rtf, odt ou docx. PS: A nota final do(a) aluno(a) poderá ser aumentada ou diminuída em até 1 ponto em função de sua pontualidade, assiduidade e participação. CRONOGRAMA 19.MAR – Apresentação: sonoridades, consonâncias e dissonâncias 26.MAR – Periodização histórica da música clássica (a narrativa evolucionista e estilos). Tipos e gêneros de música clássica. Sonata, concerto, ópera, lied, grupos de câmara, orquestras, solos. Formação de grupos instrumentais, tecnologias de fabricação e sonoridades. O caso do piano. 02.ABR – Feriado (Semana Santa), em nosso país laico, sem religião oficial 09.ABR – Mitos e “gênios” da História da Música (clássica) ocidental – o referencial europeu, os autores e obras referenciais. História social dos compositores, dinâmicas de experiência musical nos séculos XVI a XIX. Villa-Lobos e a possibilidade de música clássica nos trópicos. Norbert Elias. Mozart: a sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.(vários exemplares na Biblioteca Central do Gragoatá) Site recomendado: http://musicaclassica.folha.com.br/cds/18/contexto.html 16.ABR – Os séculos XIX-XX e as contradições da música clássica (vanguarda e tradição). O advento da cultura de massa (indústria de partituras, teatro de revista, vaudeville, cinema, disco rádio) e os tensionamentos sobre o lugar da música clássica na sociedade. O caso Pestana. Leitura recomendada: Machado de Assis: Um homem célebre (disponível no portal Domínio Público: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp) + Machado Maxixe, de José Miguel Wisnik (publicado no livro "Sem receita") 23.ABR – AULA CANCELADA (Feriado S. Jorge) 30.ABR – O problema do valor estético no campo da música de massa. Bourdieu, campo, capital cultural. A consolidação do referencial sonoro orquestral. Alta cultura, critérios de valoração. Leitura recomendada: Pierre Bourdieu. A distinção. Porto Alegre: Zouk, 2007. (sobretudo a Introdução) 07.MAI – Cinema e música clássica: usos, inspirações e a conexão com imagem em movimento. Música clássica como inspiração para ideias de legitimidade, contenção, autoria, sofisticação. Exemplos de códigos importados do referencial clássico. Publicidade e música clássica. Outros casos de usos de música clássica no audiovisual: migrações de sentidos, “vulgarização”. 14.MAI – COMÚSICA – IV Congresso de Comunicação e Música, atividade complementar à disciplina, realizada na UERJ. (www.ivcomusica.com.br) 21.MAI – AULA CANCELADA (Participação de docente em concurso público) 28.MAI – AULA CANCELADA - Campus universitário fechado pela greve. 04.JUN – Corpus Christi, em nosso país laico, sem religião oficial -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ATENÇÃO: Em virtude da greve de professores e técnicos das universidades federais, que representa um esvaziamento do campus universitário como um todo, a conclusão da disciplina e a avaliação serão realizados de modo não-presencial. Como atividade complementar, recomenda-se a experiência de um concerto (veja algumas sugestões abaixo), que pode ser utilizado para reflexão sobre repertórios, mercado e a experiência distintiva da música clássica. A avaliação final da disciplina será um trabalho escrito interpretativo-reflexivo sobre algum caso da relação entre mídia e música clássica. O trabalho deverá ter entre 8 e 12 páginas, espaçamento 1,5 e fonte Times New Roman, justificado. Pode conter links e material audiovisual complementar (inseridos no documento). Deve ser enviado por email até o dia 09 de JULHO, independente do adiamento do semestre letivo por causa da greve. Maiores informações também pelo email: trotta.felipe@gmail.com ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Sugestões de concertos agendados para o mês de junho: Dia 07.JUN - A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky Theatro Municipal, 11h (preço: R$ 10,00) Dia 11.JUN - Sinfonia n. 6 (Patética), de P. Tchaikovsky Theatro Municipal, 20h (preços variados, de R$ 20,00 galeria a R$ 1.000,00, camarote) Dias 12.JUN e 13.JUN - Beethoven e Brahms Sala Cecilia Meirelles, 20h (preço: 40,00) Dias 26.JUN e 27.JUN - A. Nepomuceno, Beethoven, Stravinsky (Orquestra Petrobras Sinfônica) Sala Cecilia Meirelles, 20h (preço: 40,00) |
Cursos >