Cursos‎ > ‎

Música no audiovisual




Ementa
Usos da música no audiovisual e suas implicações sociais. Música: definições, terminologia e análise. O som no audiovisual e a música no audiovisual: limites conceituais. Aspectos da construção de sentidos na música associada a imagens em movimento. Ambientação, afetividade e narratividade. Convenções. Música e imagem, análise de casos: filmes (trilhas e canções), programas de TV, aberturas, publicidade, videoclipes, sites e games. Julgamentos de valor, memórias musicais e audiovisuais. 

Objetivo
Discutir os usos de música nos produtos audiovisuais. 
Debates sobre música e afetividades, suas implicações simbólicas e a construção de memórias musicais compartilhadas.

Dinâmica
Análise de exemplos e debates em sala --> estudos de casos.


Avaliação

Seminário em grupo com apresentação de um estudo de caso sobre o uso da música em qualquer tipo de formato audiovisual.
O seminário deverá ter cerca de 20-30 minutos e espera-se que os alunos analisem a música no caso escolhido a partir dos debates realizados em sala.

OBS: A nota poderá ser aumentada ou diminuída em função da participação, presença e pontualidade do aluno.


Calendário

14.AGO - Apresentação                                                 

21.AGO - Conceitos de tempo, som e música                

28.AGO - Histórico da música no cinema: o contrato audiovisual    

04.SET - NÃO TEM AULA (Intercom)                       

11.SET - O modelo clássico de John Williams: Leitmotiv, orquestração e ambientação       

18.SET - Metodologia de Philip Tagg: Como analisar? Semiótica aplicada   

25.SET - Aberturas e vinhetas: Ambientação e símbolos      

02.OUT - Música, persuasão e publicidade: Jingles, vinhetas, repetição     

09.OUT - NÃO TEM AULA (intercâmbio)                 

16.OUT - NÃO TEM AULA (IASPM + Semana Acadêmica)                         

23.OUT - Voz e canção: A força da performance vocal, show, DVD, “ao vivo”     

30.OUT - Videoclipe: Uma linguagem e uma estética           

06.NOV - Música nos games: Interatividade e imersão                  

13.NOV - “Video de Youtube”: “youtubidade” e estilo, lowfi, home video        

20.NOV - FERIADO (Consciência negra)                 

27.NOV - Preparação dos Seminários - dúvidas, recapitulações  

04.DEZ  - Seminários                                                    

11.DEZ  - Seminários



Bibliografia sugerida:

Fernando Morais da Costa. O som no cinema brasileiro. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
Fernando Morais da Costa e Simone Pereira de Sá (orgs.). Som + Imagem. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010.
James Wierzbicki. Film music: a history. New York: Routledge, 2009.
João Máximo. A música no cinema. São Paulo: Rocco, 2003
Karen Collins. Game sound. Cambridge, London: The MIT Press, 2008
Michel Chion. Audiovision. New York: Columbia University Press, 1990.
Ney Carrasco. Sygkhronos. São Paulo: ViaLettera, 2003.
Philip Tagg. Analysing popular music. (artigo, disponível em www.tagg.org)
Tony Berchmans. A música do filme. São Paulo: Escrituras, 2006