Textos‎ > ‎

Trotta

TROTTA, Felipe. Mussum, Originais do Samba e a sonoridade do pagode carioca. Revista Famecos v. 23 n.2. Porto Alegre: PUCRS, 2016.

TROTTA, Felipe e OLIVEIRA, Luciana Xavier. O subúrbio feliz do pagode carioca. Revista Intercom v. 38 n.2. São Paulo: Intercom, 2015.

FERNANDES, Cintia, TROTTA, Felipe e HERSCHMANN, Micael. Não pode tocar aqui? Territorialidades sônico-musicais cariocas produzindo tensões e aproximações envolvendo diferentes setores sociais. Revista E-Compós v.18 n2. Brasilia: Compós, 2015.

TROTTA, Felipe e ROXO, Marco. O gosto musical do Neymar: pagode, funk, sertanejo e o imaginário do popular bem sucedido. Revista Eco-Pós v.17 n.3. Rio de Janeiro: UFRJ, 2014.

TROTTA, Felipe. Entre o Borralho e o Divino: a emergência musical da "periferia". Revista Galaxia v. 13 n. 26. São Paulo: PUCSP, 2013.

TROTTA, Felipe. "Fugidinha": gêneros musicais, periferias e ambiguidades. Revista Boitatá. n. 16 Londrina: UEL, 2013.

TROTTA, Felipe. Som de cabra macho: sonoridade, nordestinidade e masculinidades no forró. in: Revista Comunicação, Mídia e Consumo v.9 n.26. São Paulo: ESPM, 2012.

TROTTA, Felipe e SANTOS, Kywza J. Fideles. Respeitem meus cabelos, brancos: música, política e identidade negra. In: Revista Famecos, v.19 n.1. Porto Alegre: PUCRS, 2012.

TROTTA, Felipe. Tradicional é na capital: a circulação do forró pé de serra no Recife. In: Nas bordas e fora do mainstream musical, Micael Herschmann (org.). São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011.


TROTTA, Felipe. Modernidade, mundialização e cultura internacional-popular: Renato Ortiz e os estudos brasileiros sobre cultura. In: Comunicação e estudos culturais. Jeder Janotti Jr. e Itania Maria Mota Gomes (orgs.). Salvador: EdUFBA, 2011.

TROTTA, Felipe. Critérios de qualidade na música popular: o caso do samba brasileiro. In: Dez anos a mil: mídia e música popular massiva em tempos de internet. Jeder Janotti Jr, Victor de A. N. Pires e Tatiana R. Lima (orgs.). Porto Alegre: Simplíssimo, 2011.

TROTTA, Felipe. Autonomia estética e mercado de música: reflexões sobre o forró eletrônico contemporâneo. In: Rumos da cultura da música: negócios, estéticas, linguagens e audibilidades. Simone Pereira de Sá (org.). Porto Alegre: Sulina, 2010.

TROTTA, Felipe. Você não vale nada mas eu gosto de você: moral e humor na trilha sonora de Caminho das Índias. In Anais do XIX Encontro Anual da Compós, disponível no site da Compós, Rio de Janeiro, 2010.

TROTTA, Felipe. Música popular, moral e sexualidade: reflexões sobre o forró contemporâneo. Revista Contracampo n. 20. Niterói, RJ: UFF, 2009.

TROTTA, Felipe. O forró eletrônico no Nordeste: um estudo de caso. Revista InTexto. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

TROTTA, Felipe & MONTEIRO, Márcio. O novo mainstream da música regional: axé, brega, reggae e forró eletrônico no Nordeste. Revista E-Compós v. 11 n. 2, Brasília: Compós, 2008. 

TROTTA, Felipe. A reinvenção musical do Nordeste. Texto premiado com o 1o. lugar no Concurso Mario Pedrosa de Ensaios da Fundação Joaquim Nabuco. Recife, PE, 2008. 
Publicado no livro Operação forrock. Recife, Ed. Massangana / Fundaj, 2010.

TROTTA, Felipe. Gêneros musicais e sonoridade: construindo uma ferramenta de análise. Revista Ícone, v.10 n.2. Recife: UFPE, 2008.

TROTTA, Felipe. Juízos de valor e o valor dos juízos: estratégias de valoração na prática do sambaRevista Galaxia, v.7 n. 13. São Paulo: PUC-SP, 2007.

TROTTA, Felipe. Música e mercado: a força das classificações. Revista Contemporanea V. 3 n. 2. Salvador: UFBA, 2005.

TROTTA, Felipe & CASTRO, João Paulo Macedo e. A construção da ideia de tradição no samba. Cadernos do Colóquio 2000. Rio de Janeiro: Uni-Rio, 2000.