Mídia e cultura de massa

EMENTA:

O debate em torno da cultura de massas: questões fundamentais.

Povo, massa e mídia: autores referenciais e atualizações do debate.

O conceito de indústria cultural e sua popularização/vulgarização.

O massivo, o pós-massivo e a internet: convergência, divergências e contingências.

Estudos de caso: TV, música, cinema, literatura, jornalismo, etc.

DINÂMICA DAS AULAS:

Leitura de textos (fundamental!) e debates em sala de aula.

CRONOGRAMA:

21.AGO - Apresentação

Indústria cultural e/ou cultura de massa

23.AGO - Povo, massa, elites

28.AGO - Indústria Cultural: o conceito.

Leitura obrigatória: Theodor Adorno e Max Horkheimer. A indústria cultural original de 1947 (pp. 1-30)

30.AGO - O conceito de "indústria cultural" hoje.

Leitura opcional:

- Vladimir Safatle. O fim da música. Folha de S. Paulo, 2016.

- Vladimir Safatle. Os alicerces da cidade. Folha de S. Paulo, 2016

04.SET - Apocalípticos e integrados

Leitura obrigatória: Umberto Eco. "Cultura de massa e 'níveis' de cultura" In: Apocalípticos e integrados. SP: Perspectiva, 2001, pp. 33-68.

06.SET - NÃO TEM AULA (Congresso Intercom)

11.SET - A indústria cultural e identidade: o caso da música popular brasileira

Leitura recomendada: José Roberto Zan. Música popular brasileira, indústria cultural e identidade. Revista Eccoss v3 n1, 2001.

13.SET - Arte e mercado

Texto para debate: Pierre Bourdieu. "O mercado de bens simbólicos" In: A economia das trocas simbólicas, SP: Perspectiva, 2002, pp. 99-116.

Desdobramentos da midiatização massiva

18. SET - Gosto e capital cultural

Texto para debate: Pierre Bourdieu. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2007, pp. 9-22 (Introdução + parte inicial do Cap. 1)

20.SET - NÃO TEM AULA (participação em banca)

25.SET - Futebol, nação, popular e gosto: um estudo de caso

Texto para debate: Felipe Trotta e Marco Roxo. O gosto musical do Neymar: pagode, funk e sertanejo no imaginário do popular bem sucedido. Revista ECO-PÓS v.17 n.3. Rio de Janeiro: ECO-UFRJ, 2014.

Leitura complementar: Felipe Trotta. Prejuicios, incomodidades y rechazos: música, territorialidades y confoctos en el Brasil contemporáneo. Revista Anthropológica v.36 n.40. PUC-Perú, 2018. [EM ESPANHOL]

27.SET - Cultura de massa ou internacional-popular

Texto para debate: Renato Ortiz. "Uma cultura internacional popular" in Mundialização e cultura. SP: Brasiliense, 2007, pp. 105-146.

02.OUT - Arte, cultura e massa (sem leitura prévia)

04.OUT - Teoria/Hipótese do agendamento

Texto para debate: Antonio Hohfeldt. Os estudos sobre a hipótese do agendamento. Revista Famecos n.7 , Porto Alegre: PUCRS, 1997

Texto complementar: Maxwell McCombs e Donald Shaw. The Agenda-Setting Function of Mass Media, 1972


09.OUT - PROVA (dissertativa, com consulta às suas anotações): TRAZER PAPEL E CANETA!!!

Textos para prova: 1) Bourdieu (Economia das trocas simbólicas); 2) Adorno & Horkheimer ; 3) Umberto Eco; 4) Renato Ortiz

11.OUT - Resultado da prova e comentários

16.OUT - (Semana Acadêmica) - NÃO TEM AULA

18.OUT - (Semana Acadêmica) - NÃO TEM AULA


Massivo e pós-massivo

23.OUT - As funções pós-massivas

Texto para debate: Cidade e mobilidade: telefones celulares, funções pós-massivas e territórios informacionais. Revista Matrizes n.1, SP: USP, 2007.

25.OUT - Cultura pop

Texto para debate: Jeder Janotti Jr. "Cultura pop: entre o popular e a distinção" In: Cultura pop, Salvador: UFBA, 2015.

30.OUT - Evento "Cultura pop" - Sala INTERARTES, IACS.

01.NOV - Comentários sobre o evento.

06.NOV - Amor e feminino

Leituras recomendadas:

Edgar Morin. A cultura de massas no século XX. Capítulos "O amor" (pp. 131-138) e "A promoção de valores femininos" (139-146). RJ: Forense, 1997.

Andreas Huyssen. "A cultura de massa enquanto mulher" In: Memórias do Modernismo. Ed. UFRJ, 1997 (pp. 41-65)

08.NOV - NÃO TEM AULA (reunião do Conselho da Compós)

13.NOV - Juventude e Felicidade

Textos para discussão:

Edgar Morin. A cultura de massas no século XX. Capítulo "Juventude" (pp. 147-157) RJ: Forense, 1997.

Ana Lucia Enne. Juventude como espírito do tempo, faixa etária e estilo de vida. Revista Comunicação, Mídia e Consumo, v.7 n.20. SP: ESPM, 2010.

Vera França e Paulo B. Vaz. A felicidade trafega na Avenida Brasil? In: Entretenimento, felicidade e memória. RJ: Anadarco, 2013. (pp. 153-169)


15.NOV - FERIADO

20.NOV - FERIADO


Mídia e produtos de massa e de nicho

22.NOV - TV e rádio

Texto para debate:

João Freire Filho. "Notas históricas sobre o conceito de qualidade na crítica televisual brasileira". Revista Galaxia n.7. PUCSP, 2004.

27.NOV - Música popular

Texto recomendado:

Felipe Trotta. Critérios de qualidade na música popular: o caso do samba brasileiro. In: Dez anos a mil: mídia e música popular massiva em tempos de internet. Jeder Janotti Jr, Victor de A. N. Pires e Tatiana R. Lima (orgs.). Porto Alegre: Simplíssimo, 2011.

29.NOV - Literatura e cultura de massa: opostos?

Texto para discussão:

04.DEZ - Recap e tema para prova

06.DEZ - PROVA (por email)

11.DEZ - VS. (ninguém merece!)