Música no audiovisual

NOTAS DOS SEMINÁRIOS, com comentários

Ementa

Usos da música no audiovisual e suas implicações sociais. Música: definições, terminologia e análise. O som no audiovisual e a música no audiovisual: limites conceituais. Aspectos da construção de sentidos na música associada a imagens em movimento. Ambientação, afetividade e narratividade. Convenções. Música e imagem, análise de casos: filmes (trilhas e canções), programas de TV, aberturas, publicidade, videoclipes, sites e games. Julgamentos de valor, memórias musicais e audiovisuais.

Objetivo

Discutir os usos de música nos produtos audiovisuais.

Debates sobre música e afetividades, suas implicações simbólicas e a construção de memórias musicais compartilhadas.

Dinâmica

Análise de exemplos e debates em sala --> estudos de casos.

Avaliação

Seminário em grupo com apresentação de um estudo de caso sobre o uso da música em qualquer tipo de formato audiovisual.

O seminário deverá ter cerca de 20-30 minutos e espera-se que os alunos analisem a música no caso escolhido a partir dos debates realizados em sala.

OBS: A nota poderá ser aumentada ou diminuída em função da participação, presença e pontualidade do aluno.

Calendário

14.AGO - Apresentação

21.AGO - Conceitos de tempo, som e música

28.AGO - Histórico da música no cinema: o contrato audiovisual

04.SET - NÃO TEM AULA (Intercom)

11.SET - O modelo clássico de John Williams: Leitmotiv, orquestração e ambientação

18.SET - Metodologia de Philip Tagg: Como analisar? Semiótica aplicada

25.SET - Aberturas e vinhetas: Ambientação e símbolos

02.OUT - Música, persuasão e publicidade: Jingles, vinhetas, repetição

09.OUT - NÃO TEM AULA (intercâmbio)

16.OUT - NÃO TEM AULA (IASPM + Semana Acadêmica)

23.OUT - Voz e canção: A força da performance vocal, show, DVD, “ao vivo”

30.OUT - Videoclipe: Uma linguagem e uma estética

06.NOV - Música nos games: Interatividade e imersão

13.NOV - “Video de Youtube”: “youtubidade” e estilo, lowfi, home video

20.NOV - FERIADO (Consciência negra)

27.NOV - Preparação dos Seminários - dúvidas, recapitulações

04.DEZ - Seminários

11.DEZ - Seminários

Bibliografia sugerida:

Fernando Morais da Costa. O som no cinema brasileiro. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.

Fernando Morais da Costa e Simone Pereira de Sá (orgs.). Som + Imagem. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010.

James Wierzbicki. Film music: a history. New York: Routledge, 2009.

João Máximo. A música no cinema. São Paulo: Rocco, 2003

Karen Collins. Game sound. Cambridge, London: The MIT Press, 2008

Michel Chion. Audiovision. New York: Columbia University Press, 1990.

Ney Carrasco. Sygkhronos. São Paulo: ViaLettera, 2003.

Philip Tagg. Analysing popular music. (artigo, disponível em www.tagg.org)

Tony Berchmans. A música do filme. São Paulo: Escrituras, 2006